quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Algumas dúvidas sobre o P.O.

Olá pessoal! Estou de volta...não pra contar novidades, mas pra falar de assuntos que já tratei aqui anteriormente. Algumas pessoas têm me perguntado bastante, aí resolvi reunir essas questões em um post só.

1. Sentiu dor?
- Não. O pós-operatório é completamente indolor. O máximo que se sente é incômodo por conta do inchaço e desconforto para fazer simples atividades como dormir, comer e escovar os dentes.

2. Conseguia falar?
- Eu conseguia falar desde o 2º dia da cirurgia. Na verdade não era bem uma fala. Eu emitia sons que mais pareciam um bebê aprendendo a falar. E parecia um bebê mesmo. Minha voz estava saindo fininha e bem baixa. Não dá pra falar por telefone nos primeiros dias, mas pessoalmente as pessoas conseguiam entender na base do ahn? quê? repete! Eu evitava falar porque cansava demais. Não conseguia pronunciar as letras  P, B e M. No 20º dia a minha fala já estava praticamente perfeita. Só que quando falava por muito tempo a boca ficava dormente.

3. Conseguia se alimentar como?
- No meu caso eu me alimentei pelo canudo com pouco mais de 2 semanas. O 20º dia de pós foi o primeiro que comi de colher e também o primeiro que consegui comer alimentos mais consistentes. Vi casos de pessoas que largaram o canudo antes disso, mas como eu fiquei extremamente inchada demorei mais pra avançar nesse quesito.

4. Emagreceu muito?
- Esse ponto é relativo, pois tem pessoas que emagrecem e outras que engordam. Comentei sobre meu peso nesse post. Eu emagreci muito em pouco tempo. Primeiro que sempre desconfiei que meu metabolismo era acelerado, pois tinha muita facilidade pra emagracer, principalmente se eu não me alimentasse com regularidade. Segundo que no começo só me alimentava de líquido...acho que isso não engorda ninguém! E terceiro que às vezes me dava preguiça de comer só de pensar no trabalho e desconforto que teria pra escovar os dentes. Mas teve gente que engordou pelo simples motivo de ficar o dia inteiro deitado. Bom, aí vai depender do metabolismo e alimentação de cada um.

5. Quanto tempo leva pra ter uma vida normal?
- Não sei o que vocês consideram como ter uma vida normal. Se é poder sair de casa pra voltar a trabalhar, pra beber com os amigos e fazer uma atividade física - Isso pra mim já é uma vida normal - ou se é poder fazer realmente TUDO que fazia antes. Com 40 dias eu voltei a trabalhar, dar minhas corridinhas e até pegar um solzinho na piscina. Sair com amigos até poderia se eu não tivesse me sentindo tão feia. Só com 2 meses que eu saí pela primeira vez mas não porque estava me sentindo menos feia. É porque não dava pra recusar tudo, mas evitava alguns lugares sempre que possível. Acho que voltei a fazer tudo como antes quando comecei a ter uma abertura de boca razoável e mastigar carne naturalmente e isso foi lá pelo 9º mês - Quando eu digo carne, é carne vermelha. Frango eu conseguia mastigar normalmente desde o início. E início eu digo quando consegui melhorar a abertura o suficiente pra triturar o alimento na boca e isso foi com 35 dias. Eu até conseguia comer carne (vermelha) antes dos noves meses, mas era muito cansativo e percebia que a mastigação ainda não estava normal. Pra abertura de boca idem. Dava pra comer um sanduíche cheio de camadas, mas ainda me sujava toda comendo por não ter uma abertura legal. Quanto ao inchaço senti que estava voltando ao normal nessa mesma época, mas ainda percebi melhoras significativas depois de 1 ano.

6. A dúvida que passa na cabeça de todo mundo, mas a maioria tem vergonha de perguntar. E beijar na boca?
- Eu só fui beijar dois meses depois da cirurgia. Confesso que não foi uma experiência muito boa - Nossa! Parece até que estou falando do meu primeiro beijo. Eu não lembro quando o beijo ficou normal. Foi um processo tão natural que não percebi. Mas só sei dizer que com 2 meses não foi legal, mas também não foi tão ruim. Se tivesse sido ruim não estaria namorando o mesmo cara do meu primeiro beijo de pós :) hahaha. Isso que é amor! Mesmo feia, beijando mal e cheia de espinha na cara ainda consegui derreter um coraçãozinho! hahaha

7. Sua sensibilidade voltou completamente?
- No lábio superior, gengiva e céu da boca sim. Só não voltou nessa região inferior do lado esquerdo (foto ao lado). Inclusive na gengiva desse lado esquerdo também não voltou. Mas como eu sempre digo, não me atrapalha e incomoda em nada. NADA mesmo!
8. O nariz muda muito?
- Pra saber como o nariz vai ficar o cirurgião pode antecipar o resultado da mudança. É bom perguntar sobre isso antes, pois você pode ter a opção de fazer a rinoplastia junto com a ortognática. Geralmente o cirurgião não dá essa opção, mas se você está insatisfeita com seu nariz ou existe uma futura possibilidade de ficar insatisfeita se antecipe e pergunte sobre a possibilidade de mexer no nariz também.

Então é isso. Semana que vem vou visitar a Priscila que foi minha fono e me ajudou muito no início da recuperação. Só está faltando apresentar ela pra vocês!

Beijos e abraços!

2 comentários:

  1. Oi, bom dia
    Falei para o meu cirurgião que queria fazer a rinoplastia e ele me disse que não era possível. Será q é ele que não quer faze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, resposta do blog do especialista que tira dúvida sobre a cirurgia ortognática.

      9) Vou fazer a minha cirurgia ortognática no próximo mês, meu caso vai ser avanço de maxila e rotação de mandíbula. Eu não gosto da minha estética facial. Queria saber se posso fazer junto a minha cirurgia do nariz (rinoplastia)?
      - Sim, é possível fazer a rinoplastia junto da cirurgia ortognática, isto dependeria do seu Cirurgião Bucomaxilofacial acertar os detalhes com o seu Cirurgião Plástico. A vantagem é que você aproveita e faz tudo na mesma anestesia geral. Mas também tem desvantagens;
      - Quando a cirurgia ortognática envolve o maxilar superior sempre temos uma alteração no formato do nariz, como resultado da cirurgia de maxila. Eu conheço muitos pacientes que não gostavam do formato do nariz e que depois da cirurgia ortognática ficaram satisfeitos, sem precisar mais da rinoplastia. Por isso considero ideal a cirurgia ortognática ser feita antes.
      - Se ambas cirurgias forem realizadas no mesmo dia, fica difícil para o trabalho do cirurgião plástico pois o nariz vai estar diferente de quando ele consultou, com edema etc;
      - Fazer ambas as cirurgias no mesmo dia pode aumentar muito o tempo de anestesia geral. A anestesia geral para ortognática ou apenas para a rinoplastia, conhecida por ser segura, pode se tornar um pouco mais complexa do ponto de vista de anestesia;
      - Quando a cirurgia ortognática vai ser apenas na mandíbula (maxilar inferior) fica muito favorável, nesse caso, fazer as duas cirurgias juntas;
      - A rinoplastia pode ser feita em um segundo tempo até mesmo com sedação (isso vai da preferência do cirurgião plástico);
      Com todos estes fatores acima eu não recomendo a realização de ambas as cirurgias no mesmo dia, caso sua cirurgia ortognática envolva a maxila. Repito que se quiser é possível. Caso sua cirurgia ortognática envolve apenas o maxilar inferior (mandíbula) a indicação muda, podendo facilmente fazer as duas cirurgias.
      Fonte: http://acirurgiaortognatica.blogspot.com.br/p/perguntas-frequentes_655.html

      Excluir